Por: Rodrigo Eduardo Mariano
A atividade empresarial acarreta o cumprimento de obrigações previstas em legislações diversas. Dessa forma, a gestão da empresa precisa se atentar às normas administrativas, cíveis, tributárias, trabalhistas, previdenciárias e contábeis.
Portanto, o mundo corporativo é marcado pela complexidade das leis aplicáveis às suas atividades, tornando a gestão empresarial um verdadeiro desafio. Diante deste impasse, que dificulta o bom andamento de um negócio, o compliance é a ferramenta ideal para equilibrar a dinâmica de uma empresa.
Deste modo, o compliance é um recurso abrangente, que compreende as práticas de todos os setores empresariais. Assim, o processo de compliance consiste em garantir a conformidade dos procedimentos internos da empresa, evitando o descumprindo de determinações legais.
Dessa forma, o compliance propicia a adoção de uma política de conduta mais rígida, que evita práticas fraudulentas e a má gestão. Portanto, este processo objetiva otimizar as finanças e a administração da empresa, evitando possíveis penalidades, bem como, isso proporciona a empresa melhor visibilidade e destaque no mercado tanto entre seus clientes como perante seus concorrentes.
A prática do compliance passou a ganhar maior destaque, à medida que o combate à corrupção tornou-se um dever de todas as empresas. Ao garantir a regularidade das atividades, naturalmente, um negócio se tornará mais competitivo e rentável, devido também à otimização financeira.
Deste modo, os profissionais, que se especializaram no processo do compliance, encontram-se diante de um mercado em expansão, com demandas crescentes. Cada vez mais empresários e gestores estão compreendendo a importância do compliance, enxergando esta solução como um verdadeiro investimento.
Neste artigo, que inaugura uma série sobre soluções inovadoras, será demonstrada a importância e os benefícios da implementação do compliance, e como o escritório Rodrigo Mariano Advogados pode auxiliar sua empresa em diversos sentidos e áreas.
O processo do compliance e sua importância
O compliance consiste na readequação dos procedimentos internos da empresa, em conformidade com as disposições legais aplicáveis. Dessa forma, o compliance possui o objetivo inicial de regularizar o cumprimento de obrigações.
Porém, seus efeitos possuem uma importância ainda maior, para o desenvolvimento econômico do negócio.
Sendo assim, o profissional do compliance acompanha de perto a rotina da empresa, de forma a elaborar pareceres e relatórios, que dispõem sobre melhorias para a gestão corporativa.
Logo, por meio do compliance, a gestão identifica eventuais falhas administrativas ou financeiras, que poderiam resultar em sanções. Dessa forma, a importância deste processo reside na construção da autoridade da empresa e na manutenção de sua reputação.
O compliance se popularizou no meio corporativo brasileiro, visto que tornou-se o caminho ideal para que uma empresa seja mais competitiva.
As vantagens decorrentes da aplicação do compliance
O compliance proporciona inúmeras vantagens, para as empresas que optam por sua implementação. Diante dos resultados obtidos, é possível ver a ação do compliance em todos os departamentos de uma empresa, garantindo maior segurança jurídica internamente e externamente.
Reequilíbrio financeiro
O compliance permite o reequilíbrio das finanças. Dessa forma, ao modificar a dinâmica do direcionamento dos recursos, a gestão aproveitará os valores remanescentes, para realizar novos investimentos e aplicações voltados para própria empresa.
Portanto, a prática do compliance proporciona a redução de custos, por meio do corte de despesas desnecessárias, e até mesmo de pagamentos indevidos, que careciam de maior análise, além de adequação legal e necessária.
Otimização administrativa
A gestão da empresa, após a implementação do compliance, passará a tomar decisões mais assertivas, que proporcionarão o seu crescimento econômico.
Portanto, a administração empresarial será caracterizada por sua maior eficiência, que buscará maior rentabilidade e destaque no mercado.
Competitividade
Para que uma empresa seja potencialmente competitiva, o cumprimento das obrigações e a otimização administrativa e financeira são requisitos essenciais e obrigatórios.
Portanto, o compliance propicia o aumento da competitividade, por meio do desenvolvimento de estratégias personalizadas. Assim, a empresa reforça a positividade de sua imagem no mercado, mostrando seus diferenciais, atraindo novos clientes.
Segurança jurídica e financeira
Considerando a garantia do cumprimento das determinações legais, decorrentes do compliance, a empresa desfrutará de maior segurança jurídica e financeira e consequentemente reduzirá seus passivos e demandas jurídicas.
Dessa forma, é possível estruturar um planejamento estratégico, que esteja dentro dos moldes legais.
Dr. Rodrigo Eduardo Mariano é advogado de Inteligência de Negócios e Jurista, Mestre e Especialista em Direito Tributário, Empresarial e do Agronegócio, Sócio Fundador do escritório Rodrigo Mariano Advogados e Membro da Diretoria de Assuntos Legislativos do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo.